segunda-feira, 9 de junho de 2014

Game of Thrones 4ª Temporada - Critica - Episódio 9 «The Watchers on the Wall»

Para além de um Buraco, embaixo terás spoilers.

É perfeitamente normal sentirmo-nos estúpidos: pode ser quando deixamos cair comida para cima do colo durante uma refeição ou até quando espirramos uma grande quantidade de muco esverdeado no preciso momento em que uma paixão platónica passa à nossa frente.

Ou então quando assistimos a este episódio de Game of Thrones.


O episódio foi mau? Longe disso!

Os efeitos especiais foram terríveis? Nem por isso!

As cenas de acção foram pouco credíveis? Pouco?! Por vezes até foram demasiado credíveis!

No entanto, tendo em conta o timing da série, sendo este o episódio que seguiu um dos momentos mais chocantes da história da televisão E AINDA O PROLONGAMENTO DE UM DOS CLIFFHANGERS MAIS EXCRUCIANTES DE QUE HÁ MEMÓRIA, isto não passou de (mariquices à parte) um trolling completo.

Mas para já o bom.

John Bradley, que desempenha o papel de Samwell Tarly, melhorou neste episódio. Não sei se foram as indicações do realizador ou se ele próprio conseguiu aquele nível extra de preparação. Talvez até tenha sido apenas o argumento que o ajudou: mas factualmente, ele foi um dos highlights deste episódio.


O realizador, Neil Marshall, é bastante competente no trabalho em cenas de acção deste tipo: já o tinha demonstrado no filme Centurion e volta aqui a mostrá-lo com graça, inovação e impetuosidade.

Mamutes e gigantes. Deixem que vos diga meus caros: nunca esperei que fossem tão convincentes! Pouco ou nada tenho a acrescentar neste parâmetro, fiquei sinceramente satisfeito com tudo o que envolveu estas bestas e mal posso esperar por vê-los novamente.

Tudo isto foi majestosamente tratado, deliberado e concebido… Tudo em prol de um episódio tão repleto de acção que escorraça completamente o rótulo de “série de televisão”. O calibre do que nos foi apresentado pode ser, facilmente, comparado a qualquer filme de guerra e, muito provavelmente, suplantá-lo-á!

Só que onde existe o bem, existe merda. E por merda quero dizer Kit Haringot.


Tenho vindo a confirmá-lo uma e outra vez durante toda a temporada, porque embora a personagem tenha mudado (Snow está obviamente mais duro, confiante e frio) eu não vejo uma pinga do carisma ou do talento necessário para o representar no actor inglês.

Provavelmente vou ter muitos haters com esta opinião, mas, para mim, este gajo é simplesmente o ponto mais fraco de toda a série. A realização é sempre competente, a história é fenomenal, os diálogos elevam até o actor menos talentoso… E no entanto este pedaço de bosta mantém a mesma cara e postura desde a primeira vez que meti os olhos nele.

Desculpem ladies: posso não ser fã do vosso menino bonito, mas até gostava da rapariga que fazia de Ygritte. Ela sim foi uma decisão de casting acertada, mostrando uma panóplia de emoções que iam desde a raiva pura, à incompreensão, paixão, provocação e solidão. Era, sem dúvida, a única coisa que ainda me fazia «aceitar» que o Snow existisse.


No more.

Este gajo é OFICIALMENTE a personagem que eu mais detesto na série. Porquê? Porque a menos que mudem de actor (o que não vai acontecer porque ele até já se está a tornar numa estrela de filmes estúpidos, vai ver o Pompeii) vamos continuar a ser bombardeados com a sua presença.

0 carisma, 0 credibilidade e 0 colh*es.

 Ele não vai morrer: ele e a Dany são as únicas personagens intocáveis desta série, estou certo.

E dito isto acabo agradecendo por o meu pedido da semana passada ter sido ouvido e realizado: o Tyrion não morreu. Ainda.

Se o cliffhanger se mantém para a próxima temporada rapo o cabelo.


Valar Morghulis.

Sem comentários:

Enviar um comentário