sábado, 29 de agosto de 2015

Star Wars: Episode I - The Phantom Menace - 1999 - George Lucas

Tenho ideia de estar a ver The Empire Strikes Back no quarto dos meus pais. Era na SIC, num fim-de-semana à tarde. Parece mentira, não é?

Talvez esta seja a primeira memória que tenho de ver um filme.

Lembro-me da banda-sonora ser inspiradora e de ficar fascinado pela aventura repleta de “magia”. Lembro-me que “Star Wars” era a minha resposta sempre que me perguntavam em miúdo qual o meu filme “de pessoas” preferido.

Star Wars era, por default, o melhor filme alguma vez feito.



Episode I: The Phantom Menace, realizado pelo criador da trilogia original, saiu quando eu tinha 5 anos. E durante muito tempo apreciei a cassete com uma ternura que não nutria por mais nenhuma: afinal de contas era Star Wars! Tinha montes de autocolantes com as personagens e uma cabeça do C3-PO que gravava o que nós dizíamos e depois repetia. How cool was that?!

Mas havia qualquer coisa que me punha a franzir o sobrolho… Certas partes do filme deixavam-me um bocado aborrecido, outras faziam-me pensar coisas ilógicas e ainda outras que, já em miúdo, eu achava inconsequentes.

Claro que a minha maneira de o expressar era: “O que é que este gungan está a fazer mamã?” E os meus pais encolhiam os ombros… E realmente não havia outra maneira de o explicar: em Phantom Menace VÁRIAS coisas acontecem porque sim.



Mas já lá vamos.

Quando uns E.T’s que mal mexem a boca invadem um planeta pacífico, está nas mãos da sua rainha e de dois Jedis avisar a República. O que ninguém sabe é que os ET’s estão a trabalhar para Lord Sidious, que planeia dominar a galáxia através de tratados e outras cenas maléficas. Entretanto há um puto que tem de ganhar uma corrida e… Bem é complicado.

Essa é a primeira treta em relação a Phantom Menace: um filme claramente apontado a crianças (se não o fosse o Jar-Jar não existia) tem uma premissa aborrecida p’ra caraças, apoiando-se em conversa fiada sobre burocracias e midi-chlorians. E em CGI.



O Lucas sabia perfeitamente (ou pelo menos aparentava saber) quando fez o filme original que uma história maioritariamente guiada por diálogo, sem acção a acompanhar é uma SECA COLOSSAL! Guess what: The Phantom Menace, sejas adulto ou (PRINCIPALMENTE) criança, é uma SECA COLOSSAL!

Quanto tempo do filme é passado com pessoas a falar sem que nada realmente aconteça? Dei por mim a tomar atenção ao diálogo, só para perceber quantas cenas podiam ter sido cortadas. Guess how many? Bués!

E o diálogo, quando acontece, nem sequer é interessante. Ou são tretas pseudopolíticas ou humor de sanitário.

“You were right about one thing master. The negotiations were short!” WTF?! Nem com 5 anos eu me ria disto!

Muito menos do Jar-Jar! A verdade é esta: a personagem tem a sua utilidade na história, mas era preciso fazê-la irritante, incoerente e imensamente estúpida? O gungan é a personificação do que o Lucas acha que “tem piada para os miúdos”. Guess what: NÃO TEM!



O que tem piada, para miúdos e graúdos, é o que me prendeu há quase duas décadas atrás: a música, a magia, as batalhas de sabres de luz, as personagens fixes!

E não é que, no meio do caos, todos estes elementos ainda existem?

John Williams, talvez o melhor compositor musical da história do cinema, transporta o público para uma galáxia muito distante: com novos acordes, uma nova aventura, mas o mesmo sentimento. Atrás de cada nota existe uma história a nascer: e toda a banda-sonora faz-nos percorrer uma odisseia intemporal, sem princípio nem fim.

Onde o diálogo e a acção falham, é a música que marca, indelevelmente, a nossa memória, criando uma atmosfera familiar.

Aliás, essa é outra das grandes façanhas deste filme. Cada sociedade parece nova e radiante, quase contente de estar a ser mostrada. A paleta de cores, a arquitectura, as roupas, o dialecto e até a atitude das personagens mudam conforme o planeta onde a acção é passada. Tudo isto faz com que o universo pareça vivo, que existe uma história e um propósito para o que estamos a ver. Há que dar mérito quando ele é merecido.



Por exemplo: os castings de Liam Neeson (Qui-Gon Jinn), Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi), Natalie Portman (Padmé) e Hugh Quarshie (Captain Panaka) foram brilhantes. Neeson, (que aceitou o papel sem sequer ter lido o guião) embora tenha uma personagem inconsequente, carrega o (pouco) peso dramático do filme aos ombros. McGregor foi a escolha ideal para substituir Alec Guiness, Portman (e Keira Knightley, que fez de sua dupla) dá um sentimento de responsabilidade incrível à jovem rainha, e Quarshie que, sem muita acção, consegue eficazmente tornar-se parte da mitologia.

E Ray Park enquanto Darth Maul: a personagem mais “cool” do filme. E porquê? Porque tem uma espada dupla, porque tornou as cenas de acção ESPETACULARES (a sério, quase que vale a pena ver o filme só por isso) e porque NÃO TEM DE DIZER MAIS QUE 3 LINHAS DE DIÁLOGO DURANTE O FILME INTEIRO!



A melhor cena do filme acontece perto do fim e só é dita uma única palavra. É possível perceber o horror e o suspense na expressão de McGregor, na linguagem corporal dos outros actores envolvidos e na banda-sonora.

Damn you Lucas! Mesmo esta poderosa cena é contaminada por toda a maluquice do acto final! Demasiadas coisas a acontecer ao mesmo tempo fazem com TODAS percam importância!

Outro exemplo: há uma grande batalha. Os intervenientes? O povo com o qual passámos menos tempo e os robôs mais inúteis da história da 7ª arte! Como é que é suposto estarmos investidos nesta luta? Não dá! Mas guess what? Também não interessa, porque o Jar-Jar está a fazer piadas! Yupiii!

E por falar em “Yupiii!”, onde raio é que foram buscar o Jake Lloyd? O puto não consegue expressar uma única emoção discernível… Aquela despedida deixa-me sempre aziado: é assim que te despedes? Nem uma lágrima nem nada? E o raio do Mace Windu? É uma personagem tão… tão… sei lá, normal? A única faceta que o permite distinguir de outras personagens é o facto de ser interpretado pelo Samuel L. Jackson.



E montes de outras coisas em que eu podia divagar. Tretas sobre a utilização excessiva de CGI (só existem 2 planos no filme inteiro que não têm recurso a imagens digitais), sobre cenas inteiras que se desenrolam sem real desenvolvimento de personagem (Pod Race), da utilização da Força só quando convém à história, enfim…

The Phantom Menace é uma salganhada de coisas boas e coisas más. Muitas delas só são boas porque acontecem no Universo pré-estabelecido de Star Wars. Pergunto-me qual seria a sua recepção crítica, caso não fizesse parte da saga…

The Phantom Menace é nostálgico para mim. Adoro-o. Detesto-o. Elogio-o. Repugno-o. Se Star Wars é uma odisseia cósmica, o seu “primeiro” capítulo é uma odisseia de contradições. E embora não o recomende, caso queiras estar preparado para a noite mais quente de dezembro (dia 17), é uma paragem obrigatória.


Simon Says that this movie is…




Sem comentários:

Enviar um comentário